05JUN

19ª Convenção CDL Lajeado e eSocial pautam reunião

A diretoria da CDL Lajeado se reuniu nesta terça-feira (4) para seu encontro mensal. Marcada pela troca de ideias, informações e divulgação de eventos e atividades, a reunião foi coordenada pelo presidente Heinz Rockenbach e teve como convidada a contadora Aline Führ, da Führ Contabilidade. A 19ª Convenção CDL Lajeado e o eSocial foram os principais assuntos abordados.

O maior evento de capacitação organizado pela entidade ocorre no próximo dia 27 e está com as inscrições abertas através do site www.19convencaocdllajeado.com .  Os quatro palestrantes da Convenção deste ano serão Fabiano Zortéa, o qual apresentará “O novo varejo – inovações na prática”; Martha Gabriel, que vai falar sobre “Transformação digital: adapte-se ou adapte-se”; Tiago Mello, que explanará sobre a temática desta edição do evento: “Talento e transformação digital: o que faz a diferença?”; e Murilo Gun, com enfoque no tema “O segredo do fracasso”. “Estamos fazendo uma ampla divulgação. É um evento de muita qualidade e que agrega para empresários, gestores e lideranças de todos os setores, não necessariamente do varejo”, destacou o presidente.

Com julho marcando o ingresso da maior parcela de empresas no eSocial, o assunto requer conhecimento e atenção às regras e prazos. A contadora observou que o eSocial concentra em torno de 15 obrigações fiscais que antes tinham envios separados. São informações como DIRF, DCTF, quadro e horário de trabalho e a própria folha de pagamento. Aline ainda destacou as exigências referente à saúde, que inicialmente entraria em vigor em janeiro e foram prorrogadas para 2020, quando todas as empresas vão precisar de laudos SST (Saúde e Segurança do Trabalhador. “Isso existe há muito tempo, mas nunca a empresa precisou provar para o fisco que tinha os laudos, a não ser que fosse intimada. Agora não, dentro do eSocial tem que enviar um arquivo XML com esses documentos, havendo multa para o não cumprimento”, explicou. Outros aspectos importantes relacionados à admissão e demissão, rescisões, férias, funções insalubres, horas extras e estagiários também foram esclarecidos.

Mais notícias