A negativação de devedores é um processo de cobrança de dívidas por meio do qual o nome do inadimplente é inserido no órgão de proteção ao crédito para evitar a contratação de novos empréstimos, financiamentos e vendas a prazo até a quitação dos valores em aberto. Ao ter seu crediário bloqueado, o consumidor tende a efetuar o pagamento mais rapidamente, o que demonstra a importância de se fazer o registro da dívida o quanto antes.
A recuperação de valores atrasados é extremamente necessária para que a empresa consiga se manter no mercado sem que os débitos de seus clientes sejam superiores aos lucros. Índices apontam que o registro, quando efetuado no período de 15 dias após o vencimento, tende a ter 80% de recuperação.
Outro fator importante da inclusão é que, sempre que o banco de dados for alimentado com informações de pagadores em atraso, as demais empresas associadas também poderão se beneficiar, criando uma rede de proteção do setor. Além disso, ao regularizar suas dívidas, o consumidor recupera sua credibilidade e volta para o mercado. Reduzir o índice de inadimplência sempre traz vantagens, ainda mais quando o registro acontece de forma rápida e eficaz, pois quem cobra primeiro, recebe primeiro.
Média de recuperação da inadimplência no SCPC em 2021
3 dicas para recuperar seus débitos e melhorar seu fluxo de caixa
1- Registre seus clientes inadimplentes no banco de dados do SCPC. É um ótimo recurso para recuperar uma dívida.
2- Reduza sua régua de cobrança. Registrando com 30 dias de atraso, você recupera, em média, 65% das dívidas.
3- Crie incentivos para que o cliente pague mais rápido.
Em alta desde abril deste ano, a inadimplência no comércio de Lajeado atingiu nesta segunda-feira (04) o maior índice dos últimos 16 meses, che...
> Leia maisTradicionalmente considerado o melhor período de vendas para o comércio, o Natal deste ano também será um marco na retomada do setor pós-pande...
> Leia maisO consumidor do Vale do Taquari está disposto a fazer parte das marcas que estão crescendo na nossa região. Porém, além do produto ou serviço...
> Leia mais