A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado – CDL Lajeado é a união de empresários com o propósito de fortalecer a atividade lojista na maior cidade do Vale do Taquari. Há mais de 50 anos defendendo os interesses e prestando serviços aos seus associados, a entidade participa diretamente do desenvolvimento do comércio lajeadense.

A CDL Lajeado tem hoje mais de 600 associados. São empresas do comércio e outros setores que têm na entidade a confiança e a seriedade que precisam para lhes auxiliar nos negócios. Os serviços de consulta de informações de crédito – SCPC, os cursos de capacitação, as campanhas em datas promocionais, entre vários outros produtos e ações, são exemplos do que os associados têm à disposição.

NEGÓCIO: Representatividade
MISSÃO: Representar os interesses legítimos e disponibilizar meios para fortalecer e desenvolver os associados.
VISÃO: Ser referência em representação e fortalecimento do comércio e serviços no Estado do RS.
PRINCÍPIOS:

• Ética
  • União
  • Transparência
  • Valorização de ideias e opiniões
  • Respeito às pessoas
  • Autossustentabilidade

Nossa História

A CDL Lajeado nasceu com o propósito de promover a união da classe comerciante e assim proporcionar o crescimento do setor. Fundada em 20 de junho de 1966, com o então presidente Bernardino Pinto (in memorian), a CDL foi ampliando sua atuação até chegar na importante organização que é hoje, tendo voz e ação em praticamente todos os assuntos que envolvem o desenvolvimento econômico do município.

A entidade surgiu de uma iniciativa de um grupo de cerca de dez empresários e logo foi buscando representatividade. No começo, o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, hoje conhecido como Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, concentrava a maior parte das atenções. Depois outras demandas foram aparecendo.

A CDL é a testemunha mais próxima da mudança de perfil do varejo, que viu a substituição dos grandes estabelecimentos de departamentos pela multiplicação de lojas de menor porte. Hoje são mais de 1,9 mil unidades, mais focadas e especializadas, em sintonia com a tendência do mercado.

O varejo se transformou e exigiu dos comerciantes um novo posicionamento frente ao mercado consumidor. Por isso, a CDL inclui, entre seus objetivos, o desenvolvimento de atividades que proporcionam às empresas condições para o seu aprimoramento, apoiando de todas as formas o fortalecimento da iniciativa privada. Isso se dá através da troca de experiências e informações, campanhas promocionais e atividades de capacitação.