Em um momento em que transformação e adaptabilidade imperam, em razão das múltiplas
crises que o mundo está vivendo, é essencial olhar de perto e com atenção o consumidor que faz parte e movimenta o Vale do Taquari. Em uma pesquisa inédita realizada pela equipe da Morama Branding, entre os meses de abril e maio de 2021, foram ouvidas pessoas responsáveis pelas compras da casa e residentes na região, com o propósito de compreender como elas e as marcas estão se relacionando e quais os temas realmente necessários no cotidiano dessas relações.
O que importa pra quem é daqui
Para entender como fazer a conexão com o consumidor local, a pesquisa buscou desvendar o que ele sente ao comprar na região e o que o leva a essa decisão. Os contextos regional e pandêmico trazem consigo questões únicas, mas que fazem toda a diferença para quem vive no Vale do Taquari. Confira a seguir 6 pontos de destaque.
1 Físico e digital, com a mesma atenção
Para o consumidor, no Vale do Taquari não há mais físico ou digital, e ambos precisam
estar constantemente ativos. A possibilidade de começar a compra na loja física e finalizá-la
no digital – ou vice-versa – é uma realidade no comportamento do consumidor local, potencializado pelo momento atual. Olhar para os canais de forma unificada cria mais
oportunidades de venda e relacionamento com a marca.
2 Motivos claros para escolher o que consumir
Com tanta oferta de diferentes produtos e serviços, as pessoas querem marcas que atendam suas necessidades, seja na oferta, seja na relação. É papel da própria marca mostrar suas
qualidades e atributos. Nesse sentido, comunicar os pontos fortes do produto ou serviço também foi uma questão bastante levantada. As pessoas sentem que, se não forem alcançadas, a marca de produto, estabelecimento ou serviço não vai ser a escolha no
momento da compra.
3 Informações acessíveis o tempo todo
A informação está em todo o lugar, e as pessoas se acostumaram com isso. Com a quantidade de informação disponível sobre produtos e serviços, as pessoas estão comprando com mais
cautela, pesquisando e planejando mais, antes de adquirir o que desejam. O uso de listas “must have” no Instagram, Pinterest, nas notas do celular ou até na galeria de fotos está fortemente presente na jornada de compra.
4 Atendimento qualificado e resiliente
O discurso pode parecer antigo, mas ainda se mostra relevante: o atendimento
precisa de mais atenção. Reforçado pelas experiências durante o último ano, o olhar ao atendimento presencial trouxe discussão sobre como a jornada de compra nas lojas físicas deveria ser. Qualificar o atendimento é essencial para que a marca aumente sua reputação
no mercado local.
5 Marketing boca a boca, em qualquer meio
Os consumidores querem ouvir pessoas reais e seguem confiando na voz de quem consome, assim como eles. As consultas com amigos e familiares antes da compra é quase regra. Entram nessa equação os comentários em sites e reviews de heavy users, especialistas ou referências na área.
6 Ver para crer: discurso & ação
Diante do contexto da pandemia e da desconfiança crescente em instituições, as marcas ainda estão com uma boa fama se comparadas com outras fontes de informação. A experiência prática do consumidor traz incertezas sobre o alinhamento entre ação e discurso. Por ter visto marcas que se posicionam verbalmente e não colocam em prática ações em relação aos seus posicionamentos, ele quer saber se pode confiar, de fato, no que está sendo comunicado.
Quer saber mais sobre o resultado da pesquisa? Acesse o relatório completo!
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