O Carnaval está entre as datas mais alegres e divertidas do ano. Muitos consumidores entram no clima de euforia e saem em busca de diversão em suas férias. O lojista tem no tema a oportunidade para vender mais e melhor. Decorar a loja e deixá-la no clima carnavalesco, atrairá olhares atentos as novidades do mercado varejista. Para atingir os resultados esperados, planejamento é a base de todo o plano de negócio. Confira as sugestões do visual merchandiser Antonio Haesbaert.
COMO PLANEJAR A SUA CAMPANHA DE CARNAVAL?
Defina o período de início e fim da sua campanha;
Organize a loja para que fique, além de bonita, funcional;
Destaque os produtos que você tem, como fantasias e adereços carnavalescos;
Não anuncie o que a loja não tem mais para vender;
Reponha sempre os estoques e as prateleiras.
Nas vitrines, uma ótima ideia é colar adesivos para destacar e divulgar promoções e descontos. Adesivos coloridos e brilhosos são bons apelos visuais para chamar a atenção do cliente na loja. Fundos coloridos e brilhantes servem como destaque para os produtos expostos.
Construa espaços decorados onde o consumidor interaja nele e se divirta, produzindo conteúdo digital de forma orgânica, divulgando sua marca, através de fotos e vídeos feitos a partir de suas câmeras e divulgados em suas redes sociais. Estes espaços poderão ser nas suas vitrines ou até mesmo dentro da loja, em destaque na entrada ou fundo da loja, para atrair atenção do público-alvo. Não dá para falar de campanhas temáticas sem pensar no online e seu engajamento.
Selecione produtos que tem relação com a intenção de compra do período de festa;
Lojas de roupas, poderão fazer mesas de valorização com pilhas de camisetas coloridas e shorts, por exemplo;
Procure expor peças com descontos especiais. Ótima oportunidade para movimentar e atualizar o estoque;
Crie kits temáticos onde a venda por agrupamento incentive o consumidor a comprar produtos coordenados com o tema. Ex.: shorts, camisetas, enfeites de cabelo, colares carnavalescos, máscaras.
Sendo período de férias, o consumidor buscará por itens que traduzam seu momento de lazer. Entenda o seu segmento e reúna o estoque ideal para a venda sazonal.
Loja decorada e pensada para atender ao público consumidor, agora é a vez da equipe de vendas entrar no clima.
Trabalhar de forma alegre, espontânea;
Enfeitar-se com adereços de carnaval, maquiagem colorida, de bom gosto;
Vestir a camiseta da campanha, customizar roupas para atrair atenção do público e diferenciar equipe de vendas dos consumidores;
Música ambiente festiva. Pode ser tanto carnavalesca, quanto músicas populares animadas;
Aroma da sua loja deve traduzir a sua marca e quem sabe o tema proposto;
Divulgue muito a sua campanha nas suas redes sociais;
Elabore postagens e design gráfico com a unidade visual da campanha;
Ações de engajamento como dicas de decoração, moda, estilo, lazer;
Promova as suas campanhas online. Invista orçamento para expandir sua propaganda.
PARA VENDER MAIS E MELHOR, NÃO PRECISA DE MUITO INVESTIMENTO NO
CARNAVAL E SIM, CRIATIVIDADE, FORÇA DE VONTADE E FOCO NOS DETALHES.
Boas vendas!
Autor: Antonio Haesbaert
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