Com o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes por meio da frequência ao ensino regular e profissionalizante e estimular adolescentes a conquistar posições de liderança empresarial e transformar as realidades das organizações, a pasta Jovem da CDL Lajeado criou o projeto Propósito Jovem, cuja primeira atividade ocorreu na manhã desta quinta-feira (12) na EMEF Porto Novo. A ação envolveu os 135 alunos dos nonos anos da escola, que puderam acompanhar explanações de jovens profissionais das áreas da medicina, estética, marketing, ótica e desenvolvimento pessoal, as quais compartilharam sua trajetória pessoal e esclareceram dúvidas sobre suas profissões e o mercado de trabalho, inspirando e motivando os jovens a buscar seus sonhos e objetivos de vida.
Entre as empresárias participantes estavam Betina Schuster e Jéssica Mantovani, da Liberte Depilação a Laser. Para elas a iniciativa foi importante não só pela falta de mão de obra nas empresas, mas porque os jovens estão cheios de esperança e de planos, mas muitos não dão continuidade nos estudos depois que concluem o Ensino Fundamental, especialmente por precisarem trabalhar. “A gente veio trazer essa visão de que dá pra trabalhar, como a gente sempre trabalhou, mas ir estudando junto, e que isso é muito importante pra conseguir um futuro melhor”, afirmou Betina. Para ela, a iniciativa é uma forma de olhar para os jovens como estudantes, mas também como profissionais que muitas vezes só precisam de um incentivo, de uma palavra de motivação. “O que a gente falou para eles é que procurem algo que gostem, que pensem nisso e foquem nos seus sonhos, porque o estudo é o caminho para chegar lá”, resumiu Jéssica. Também participaram as profissionais Bruna Uhry, Éllen Cristina Nascimento, Bruna Lewis e Gabriela Luíse Sandri Pereira.
A coordenadora pedagógica Adriana Conte Feil enalteceu a iniciativa, pois, segundo ela, a maioria dos estudantes do nono ano já iniciaram a vida profissional, seja por meio de estágios ou em empreendimentos familiares, mas sem uma orientação inicial. De acordo com ela, a escola busca parcerias para trabalhar com os adolescentes questões como autonomia, responsabilidade, autoconhecimento e aptidões necessárias para cada profissão, visto que muitos se sentem perdidos nessa idade, e contar com a parceria da CDL Lajeado Jovem para isso é muito significativo. “Os nossos jovens precisam desse olhar carinhoso e atento. A gente precisa despertar a consciência de que eles são capazes, de que eles podem. Muitos deles, alguns de periferia, não têm sonhos e, a partir da atividade de hoje, se abre um leque de possibilidades para que eles vejam que o mundo é muito mais amplo do que aquele nicho em que vivem. Assim eles conhecem outras pessoas e outras realidades”, avaliou.
Para a presidente da CDL Lajeado, Giselda Hahn, a ação desta quinta-feira ultrapassou o propósito de estimular a continuidade dos estudos e dar uma resposta enquanto entidade para a falta de mão de obra nas empresas. Foi uma forma de se conectar com os jovens e mostrar para eles que têm gente preocupada com seu futuro e que deseja compartilhar a sua experiência para que eles também possam ser felizes com a profissão que escolherem. “A gente trouxe um conteúdo interessante, mas ao mesmo tempo levamos um carinho, uma receptividade muito bacana da parte deles, que entenderam e aceitaram o que nos propomos a fazer aqui. É um movimento de plantar uma sementinha para ajudá-los a pensar no futuro”, considerou. A presidente também comentou que o projeto agora será reestruturado para os alunos do Ensino Médio, cuja proposta já foi apresentada à coordenadora regional de Educação e em breve deve ter sua aplicação definida.
Atividade envolveu 135 alunos da escola
Atividade envolveu 135 alunos da escola
Atividade envolveu 135 alunos da escola
Profissionais compartilharam sua trajetória e experiências no mercado de trabalho
Betina Schuster e Jéssica Mantovani falaram sobre estética
Presidente Giselda Hahn também conversou com os jovens
As principais pautas da região no momento estiveram em debate na reunião mensal da diretoria da CDL Lajeado nesta...
> Leia maisBuscando mobilizar a opinião pública para as perdas dos agricultores nos últimos anos, a Federasul emitiu uma nota na última sexta-feira (30), ...
> Leia mais