Confira alguns problemas que os consumidores costumam enfrentar no varejo físico e online e conheça as boas práticas a serem adotadas para evitar reclamações
Procure compreender o problema do cliente, identifique o motivo da troca do produto e facilite essa troca, cumprindo a lei que garante o direito do consumidor. No caso das lojas físicas, não é uma obrigação, porém vale o bom senso para avaliar cada caso e assim fidelizar o cliente.
É permitido vender produto com defeito ou próximo do prazo de validade, porém, essa informação deve ser explícita e clara para o consumidor.
Um dos fatores determinantes para concretização da compra é o bom atendimento. Procure entender a dor do seu cliente e unifique as informações, evitando a necessidade de recorrer a vários canais e diferentes atendentes para tentar solucionar o problema
Dicas para lojistas
* Seja transparente: Uma dica é colocar o preço original do produto (antes da promoção) lado a lado com o novo preço.
* Não cobre taxa de entrega do produto: Clientes valorizam as marcas que os liberam de pagar taxas de entrega. Em alguns casos o valor não é tão elevado, mas faz diferença para o cliente no momento de decidir a compra.
* Defina e cumpra o prazo de entrega: E lembre que prazos de entrega curtos são mais atrativos.
* Tenha um canal de atendimento exclusivo para o consumidor: Evite que o consumidor tenha que contatar um SAC que não resolva ou que demore para solucionar o problema.
* Já ouvir falar em customer centric? Colocar o cliente/consumidor no centro do negócio é pensar como ele gostaria de ser atendido e não pensar em qual produto venderá mais. As empresas que adotam a cultura customer centric são bem avaliadas e fidelizam seus clientes: cliente feliz dá lucro!
Fonte: Núcleo de Pesquisa Sindilojas Porto Alegre
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