03ABR
2019

Plano diretor é tema de reunião de diretoria da CDL Lajeado

Atenta aos assuntos que dizem respeito ao comércio e desenvolvimento do município, a CDL Lajeado abriu espaço para a explanação do Plano Diretor. O tema foi abordado na reunião mensal de diretoria, realizada nesta terça-feira (2), e contou com a participação de vários empresários interessados em saber os rumos do crescimento da cidade. “Seguidamente recebemos questionamentos e é importante fazermos esse bate-papo para esclarecer dúvidas”, destacou o presidente, Heinz Rockenbach.  Os detalhes foram comentados pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, acompanhado dos representantes do Sinduscom-VT, Jairo Valandro, e da Seavat, Marta Peixoto e Maria Otília Klein.

Zanatta fez uma ampla apresentação, lembrando que o plano começou a ser debatido em 2017, agora está em análise no setor jurídico e que a intenção é concluir e aprová-lo até o fim do ano. “Tivemos uma preocupação muito grande em tentar envolver todos os atores, por mais difícil que isso seja, para discutir, buscar consenso e identificar o que pode ser melhorado”, afirmou. Ao observar que o trabalho busca construir o uso e ocupação do solo, destacou o objetivo principal de levar em consideração o bem da cidade acima dos interesses individuais.

O secretário citou o desafio de resolver o problema da densidade demográfica baixa em alguns bairros em detrimento de outros e falou sobre o incentivo para o desenvolvimento de regiões que possam evoluir e oferecer o atendimento às necessidades básicas da população, como posto de combustível, farmácia, padaria, mercado. “Não se trata de regiões competidoras, mas complementares, evitando o deslocamento para o Centro para demandas cotidianas”, disse Zanatta. Ele ainda debateu com o grupo questões como mobilidade urbana, sistema viário com inclusão de ruas, estudo do impacto de vizinhança e zoneamento.

Seavat e Sinduscom-VT participam do processo do plano diretor como entidades técnicas, levando sugestões, avaliando e apontando demandas. Valandro falou da relevância da homogeneização do crescimento e do empenho do Sinduscom-Vt em contribuir com o processo, tendo inclusive contratado uma consultoria com essa finalidade. Marta e Maria Otília também comentaram importantes intervenções que constam no Plano Diretor e alguns aspectos que ainda estão em tratativas com o Poder Público para serem contempladas.

Mais notícias

1 2