A expectativa de vida ao nascer em 2022 é de 77 anos. E a tendência é que essa faixa etária aumente, o que demonstra que teremos cada vez mais o público 60+ como clientes das nossas empresas. Aproveitando que no dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós, separamos algumas das dicas valiosas do consultor especializado na área, Martin Henkel – que palestrou na 20ª Convenção CDL Lajeado. A data pede que os presenteemos, mas durante o ano inteiro há muitas formas melhorar o relacionamento e as vendas com este público que tem grande potencial de consumo.
Precisamos entender que a mente antes e depois dos 60 anos é diferente, sendo marcada por um comportamento de compra mais impulsivo e depois o que prevalece é o controle, respectivamente. Além disso, vários fatores interferem na visão de marcas, produtos e serviços quanto às motivações de consumo, necessidade e interesses dos consumidores 60+.
Naturalmente, o envelhecimento provoca alterações nas pessoas, como a diminuição da sensibilidade aos sons agudos e atenção dividida, exigindo atenção ao volume da conversa e tons mais graves, além de um esforço maior para garantir foco e concentração.
* Escolhas ponderadas;
* Não compram por impulso;
* Os novos 60+ não são mais tão fiéis;
* A lealdade tem que ser bilateral;
* Comprar precisa ser prazeroso;
* Baixa tolerância ao mau atendimento;
* O preço é importante, mas não é o principal atributo;
* Comprar é estreitar relações;
* Alta expectativa (atendimento/paciência e qualidade).
* Frases simples e afirmativas;
* Não use gírias;
* Sem monólogos;
* Fale sem gritar, pausadamente e sem ser lento;
* Ouça com paciência e respeite ritmo de resposta;
* Fale olhando nos olhos e repita pontos importantes;
* Anote os pontos importantes em um papel e entregue;
* Evite ambientes com ruídos.
* A compra perfeita tem início, meio e fim;
* No tempo e na velocidade dela;
* A recompensa vem no volume e frequência;
* Entra na loja sabendo o que quer;
* Não insista com ofertas diferentes do que ela procura;
* Gostou do ambiente/atendimento? Olhará mais produtos!
* Nunca dizer que a roupa caiu bem para fechar a venda.
* Gostam de repetição e rotina (ela dá segurança);
* Desapegados da moda, não se preocupam com críticas. Pelo contrário, sentem o gosto da “liberdade”(transgressão);
* Quem compra ou comprava era a esposa ou companheira. Precisam que alguém ocupe de forma sutil esta função;
* Não gostam de ter que provar a roupa (fidelização!);
* Acertar no número é ponto para a vendedora!
* História/Recall/Percepção da marca
* Recomendações de familiares, amigos e conhecidos
* Localização (proximidade/trânsito)
* Conveniência (preço visível e condições fáceis de ler)
* Acessibilidade (iluminação, corredores, prateleiras)
* Conhecimento e disponibilidade da equipe
* Atmosfera, cheiros, som (música ou ruídos)
* Pensar o uso do celular nos canais digitais;
* Sem banners dinâmicos ou muitos movimentos;
* Informação objetiva e clara;
* Menos, em cada tela/etapa, é mais;
* Telefone fácil de ser visualizado;
* Ofereça opção de informações pelo Whats app e mantenha este canal até que o cliente solicite contato direto (ligação telefônica);
* Na comunicação tome cuidado com as expressões técnicas;
* Linearidade nos assuntos quando o interlocutor é o 60+;
* Início, meio e fim;
* Textos em redes sociais com link para suas páginas ou canais de contato.
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