Existe uma regra para se relacionar com os clientes? Não. Cada estabelecimento comercial precisa conhecer o perfil de seus públicos e identificar a melhor maneira de interagir. E quando a empresa tem produtos para consumidores de diferentes gerações, a atenção deve ser ainda maior para evitar que o efeito não seja contrário ao desejado, que é sempre se aproximar e vender mais.
É comum, por exemplo, ver negócios embarcando no modismo de algumas expressões, a exemplo do tão falado “cringe” – termo inglês utilizado como uma gíria para se referir a pessoas em situações constrangedoras, a exemplo de hábitos que diferem jovens dos mais velhas.
3 acertos
* Compreender os novos comportamentos dos consumidores
* Integrar o atendimento físico e digital
* Ser especialista em um segmento específico
3 erros
* Não permitir que a equipe implemente novas ideias
* Pensar que tudo será como era antes da pandemia
* Realizar o relacionamento digital sem técnicas e método
Especialista em Varejo e Consumo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, alerta para rótulos passageiros, como é o caso do cringe. Segundo ele, o indicado é sempre entender o perfil de público e adaptar a linguagem. Se for a geração Z (jovens ou pessoas que se enxergam nela, independentemente da idade), não é momento de usar emojis chorando de rir na hora de vender.
Algumas pessoas podem gostar e se divertir, outras entender como ofensa. É então que a marca pode ficar no meio de um fogo cruzado, sendo o caminho encontrar formas alternativas de acompanhar novos hábitos de consumo e comportamento.
Não é problema, segundo Fabiano, criar uma narrativa dizendo que está tudo bem ser cringe ou não, que o importante é o consumidor se identificar com algo. “Sem ter uma comunicação polarizada entre as duas abordagens, mas olhando pelo lado divertido nesta troca de gerações”, recomenda.
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