As promoções de vendas são incentivos de curto prazo destinadas a estimular uma resposta de compra rápida nos consumidores. Porém, para que os resultados traçados no planejamento sejam alcançados, é preciso saber como fazê-las. A liquidação é um exemplo que, além de atrair e fidelizar clientes, é importante para diminuir um estoque obsoleto ou com produtos próximos à validade. É importante entender que elas aumentam as vendas e fazem com que os clientes sejam mais participativos, mas é preciso seguir alguns passos para não cair em armadilhas. Confira as dicas a seguir e saiba como realizar uma liquidação de sucesso.
Um dos principais objetivos de uma liquidação é diminuir o estoque de determinados produtos. Sendo assim, o primeiro passo é realizar um inventário para saber exatamente a quantidade de mercadoria no estoque. A partir desses dados, você poderá definir quais as melhores estratégias a serem adotadas.
É importante manter o foco ao decidir por uma liquidação. Muitos gestores e empresários acabam tomando prejuízos, pois confundem queima de estoque com aumento de lucros. Assim, você deve calcular a sua margem antes de dar o pontapé inicial. Por exemplo, é importante decidir quais formas de desconto usará:
* grandes descontos em um tipo de produto?
* descontos progressivos (quanto mais o cliente comprar, maior será o desconto)?
* pequenos descontos em um número maior de produtos?
Lembre-se de que as promoções de vendas podem ser divulgadas usando ferramentas de internet (e-mail, redes sociais e site pessoal) e técnicas de marketing (cartões-postais e folhetos que você entrega para as pessoas na rua), entre outros métodos. A ideia é utilizar meios diferentes para garantir que você atinja o público-alvo. É mais eficaz, porém, executar uma pesquisa para confirmar quais são as mídias mais utilizadas pelo seu público.
O intuito de uma liquidação é atrair um grande número de clientes para sua loja. Se o estabelecimento estiver cheio no período da promoção, significa que a estratégia está tendo êxito. Porém, se o fluxo de consumidores vai aumentar, é vital preparar a equipe de atendimento para trabalhar em um cenário mais “confuso” e movimentado. Além disso, se achar que mesmo os atendentes treinados não serão suficientes, não hesite em contratar mão de obra.
As promoções de vendas devem ter um começo e um fim claramente definidos. A liquidação será só por um dia, por duas semanas, ou por um mês? Seja o que for, deixe bem claro. “Urgência” é um ingrediente chave nas liquidações, e os clientes costumam responder bem a isso.
Ainda que o seu produto seja de qualidade, e a liquidação bem desenvolvida, você pode ser prejudicado pela sazonalidade. Isso significa que a mercadoria oferecida pode não ser bem aceita em certos períodos do ano. Para não correr riscos, é importante analisar se vale a pena realizar a liquidação de produtos em épocas específicas.
Fonte: ID Brasil
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