23NOV
2021

CDL Lajeado News – 5 dicas para deixar as lojas ambientadas para o Natal

O Natal é uma das épocas mais importantes e esperadas para o comércio. Por isso a importância das lojas estarem em conexão com o clima natalino. Vitrines e o espaço interno das lojas precisam estar com decorações condizentes; e o ponto de vendas preparado para receber o maior fluxo de clientes do ano. E como fazer isso de forma organizada, atrativa e diferente? Confira as dicas de Luiza Terres, Designer e Visual Merchandising da Studio In Merchandising.

A intenção é inovar, fazer diferente do costume. O tema está estabelecido, porem são diversas formas que oportunizam retratar o Natal e sair do óbvio. Cordas podem colocar um Papai Noel suspenso em direção a uma árvore como se ele estivesse entregando os presentes, por exemplo, ou um festão verde que vira uma saia de manequim. Buscar referências é fundamental para usar a criatividade, e com base nisso os símbolos que representam o tema poderão ser pensados em formas diferentes de aplicação. Com a decoração pronta, os manequins que irão fazer parte da composição precisam estar em conexão com as cores da temática. A Iluminação também fará uma enorme diferença. É o momento para se utilizar luzes ou piscas para deixar a vitrine com o aconchego do Natal.

Enquanto a vitrine convida as pessoas a entrarem, o interior faz despertar o desejo de compra e a permanência pelo maior tempo possível. Neste momento, decorar caixas, provadores e teto também é essencial, mas dentro de uma coerência e sem muita poluição visual. Ponderar e ter cuidado para as decorações não estarem sujas ou com pedaços avariados é muito importante aos olhos do cliente. Fazer um cantinho natalino será um diferencial, principalmente lojas que trabalham com produtos infantis. Músicas natalinas também são uma boa ideia, variando com a playlist do perfil da loja.

A loja precisa conectar a visão da empresa perante o Natal e passar essa mensagem ao cliente através de uma boa comunicação visual. É a marca conectada como um todo em vitrine e ponto de vendas. Isso se dá através de adesivos, cartazes e banners. Esses materiais farão diferença em pontos estratégicos para chamar atenção do cliente, assim como ajudar a direcionar as pessoas dentro da loja. Um exemplo seria a exposição de camisetas em uma arara, com o comunicativo de valor em cima para chamar atenção ao produto e preço.

O fluxo de pessoas circulando nas lojas aumenta muito nessa época e os clientes estarão em busca de preço, qualidade e agilidade. Para isso funcionar a comunicação visual será fundamental. A fim de organizar as peças, é permitida a massificação dos produtos, organizando por categoria, preço e degrade de cores, com intuito de facilitar a visualização das peças e preços. Outra estratégia é separar em “commodity”, na qual um lado da arara fica com partes de cima, e o outro lado com partes debaixo, para dar sugestão de uso, e em cima das araras o informativo dos preços.

O Natal é uma época de comemorações, portanto o ideal é mostrar peças mais arrumadas e sugestões de presentes. E para se tornar mais agregador incluir acessórios aos produtos, fazer sobreposições para mostrar a ideia usual da composição. Os manequins para o interior de loja podem ser colocados próximos a araras, mesas ou em paredes, oferecendo mais inspirações. Outra opção para montar looks sugestivos, são os cabides em forma de silhueta, que podem ficar tanto em araras como em paredes. Pequenos kits dando sugestões de presentes, mostrando opções de combo com itens que tem conexão entre si, como uma calça, cinto e uma carteira, também são uma ótima alternativa.

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