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2022

CDL Lajeado News – 6 ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA ACELERAR O VAREJO NOS PRÓXIMOS ANOS

Agende-se! No dia 23 de junho teremos novamente a Convenção CDL Lajeado. E entre os palestrantes confirmados está Fabiano Zortéa, especialista em consumo e coordenador de varejo no Sebrae. Neste material ele nos antecipa algumas das informações que vai abordar no evento e que já servem de inspiração para as nossas empresas. Boa leitura!

Daqui a oito anos, metade da população será da Geração Z ou Alpha. Essa geração, que vai dos 10 aos 24 anos, já está nos influenciando, mais do que imaginamos. Influencia porque convive com os pais, influencia na compra, quer propósito, valores de quem vende. Compra de outra marca se percebe que ela se preocupa com o planeta. Tem consciência social e ambiental. Se preocupa, observa como é a diversidade nas empresas, e precisamos nos dar conta disso. Eles são ansiosos, então precisamos ser ágeis. Precisamos ter lideranças jovens no varejo para que eles saibam que ali há pessoas que entendem eles.

Um estudo recente da WB Partners mostrou que 88% da população dos Estados Unidos está consumindo mais localmente. Esse movimento é mundial. As pessoas estão consumindo onde vivem, na sua cidade, seu bairro. Empresas nativas digitais estão abrindo lojas físicas.

As lojas físicas são uma grande fonte de inovação, onde as empresas têm ideias para novos produtos e serviços. O consumidor sabe que pode exigir mais das lojas físicas. Saiba as novas funções que estão surgindo:

* Hub logístico

* Hub de experiências

* Personalização

* Experimentação

* Socialização

* Especialização

O consumidor já está dizendo que está chato comprar na internet. Está sendo demandada uma experiência melhor no e-commerce. Um atendimento mais humanizado, alguma surpresa na entrega (como um bilhetinho escrito à mão, por exemplo). Consumidor hoje é híbrido e vai seguir comprando no físico e no online. O crescimento do varejo online no Brasil foi de 41%. E para 40% dos brasileiros, o Whatsapp é o canal preferido para finalizar uma compra. É preciso priorizar cuidados ambientais. Não é sobre ser 100% sustentável – é sobre causar o menor dano possível.

Precisamos acompanhar, saber o que está se tornando o Metaverso, precisamos saber o que está acontecendo. Talvez um dia iremos ali comprar produtos para nossos avatares, talvez para nós. Talvez se torne um novo canal de vendas. Tudo ainda está no campo da experimentação. A Geração Z está mais sensível a isso, especialmente quem têm mais dinheiro. Temos muitas pendências para resolver no varejo antes de nos preocuparmos com o Metaverso, tais como, qualificar o atendimento no whatsapp e a presença das marcas nas redes sociais.

Os consumidores estão optando por marcas que se preocupam e realizam ações para minimizar o impacto de suas atividades no planeta. E nunca foram tão atentos às práticas das empresas a respeito de cuidados e envolvimento com as questões importantes para a sociedade. Diversidade, equidade e inclusão também estão sendo fortemente consideradas na conexão de pessoas com as marcas. Não é sobre ser 100% sustentável, mas sim sobre causar o menor dano possível. O varejo precisa se responsabilizar pelas consequências da sua atuação no ambiente e na sociedade, sendo uma ponte para resolver problemas, trazendo acesso à informação e cultura. Se engajar nisso, traz um senso de comunidade, fazendo com que sua empresa faça parte do contexto geral em que está inserida.

Varejo é de pessoas, para pessoas. Tecnologia é meio. O contexto psicológico vivido durante a pandemia está exigindo mais atenção dos líderes para com as pessoas da empresa. Dedicar tempo ao time é necessário mais do que nunca. Os colaboradores esperam estratégias mais humanizadas, se sentir parte das decisões da empresa e ter a segurança e bem-estar como uma prioridade agora. Os líderes do varejo precisam criar um ambiente para que os colaboradores se sintam bem e, por consequência, possam transmitir coisas boas para os clientes.

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