Lajeado sediou nesta quinta-feira (26) a 22ª Convenção CDL Lajeado. O evento realizado no Clube Tiro e Caça reuniu 800 pessoas, vindas de 32 cidades do Rio Grande do Sul, que durante o dia se atualizaram sobre temas comuns a pequenas, médias e grandes empresas. Gestão, liderança e vendas foram assuntos abordados pelos cinco palestrantes e marcaram a programação reconhecida como a maior do gênero do interior do Rio Grande do Sul. “A CDL Lajeado cumpre seu papel de trazer conteúdo relevante às organizações e às pessoas que dão vida a elas, pois o investimento na evolução e no crescimento é primordial para o sucesso dos negócios”, afirmou a presidente da entidade, Giselda Hahn, na abertura das atividades. O momento no palco foi acompanhado pela prefeita de Lajeado Gláucia Schumacher, presidente da Câmara de Vereadores Ana Rita da Silva Azambuja, presidente da Federação AGV Vilson Noer e presidente regional da Federasul Ivandro Rosa.
A Convenção CDL Lajeado uniu atualização, relacionamento e foi também ponto de conexão entre profissionais e empresas, na plateia e nos corredores, onde mais de dez marcas parceiras realizaram momentos de interação e prospecção com o público. “Que tudo o que foi compartilhado neste dia se transforme em inspiração e em ações concretas para o fortalecimento das nossas equipes, das empresas e da comunidade”, destacou a vice-presidente de Capacitação e coordenadora do evento, Aline Giovanella.
Responsável por abrir a agenda do dia, o especialista em marketing e vendas Augusto Rocha sensibilizou a plateia sobre as novas dinâmicas de consumo, como a hiperpersonalização, o uso estratégico da inteligência artificial (IA) e a adaptação local de tendências globais. Na palestra “Clientes do presente não compram estratégias do passado”, deixou mensagens como “coloque o relacionamento acima de transações, pois é o meio para construir laços entre pessoas e empresas” e “o tempo do cliente no teu espaço vale mais do que o valor do produto vendido para ele”, dando dicas de mudanças que precisam ser feitas nas empresas para melhorar os resultados. Rocha observou o papel dos líderes nas transformações e declarou: “A IA é sangue, não um órgão. Ele não terá uma aplicação, mas será vital para todas as aplicações”.
Ao afirmar que “entender de ser humano e conhecer a si mesmo nunca foram tão necessários”, a PhD em Administração Soraia Schutel compartilhou realidades e defendeu que a sabedoria clássica é valiosa para organizações antifrágeis, que não só superam desafios, mas também crescem com as crises. “Isso é diferente de resiliência. É aquela pessoa e empresa que muda e se transforma diante dos desafios”. Lembrando que é necessário aprender a construir um novo modelo de liderar, Soraia ainda sentenciou a relevância da inteligência emocional, relacional e social. “Precisamos ampliar e resgatar a compreensão integral de ser humano”.
A diferenciação em vendas foi o enfoque de Carlos Busch, uma das maiores referências no assunto da América Latina. Com a defesa de que o mercado valoriza quem age e transforma ideias em resultados, ele realizou sua palestra com provocações e estratégias para inspirar gestores e vendedores. Começou por “não se distraia. Muita gente acha que tá fazendo certo porque tá trabalhando muito”, comentou, sugerindo a reflexão. Ter disciplina e consistência, escutar o contexto e ter competidores, não concorrentes, foram mais alguns dos conceitos compartilhados. “Pense o quanto podemos agregar valor na caminhada do cliente. Temos que ser muito mais interessantes do que interesseiros”, declarou.
A psicóloga Helena Brochado impactou o público com informações relacionadas a propósito, confiança de equipe e flexibilidade cognitiva. Ao contextualizar problemas enfrentados pelo que chama de uma sociedade da abundância, abordou problemas como ansiedade e depressão, e as formas que temos para evitar ou minimizar tais efeitos de saúde mental. “Costumamos encarar a vida como um jogo finito. Mas temos que ver com outra perspectiva, de forma infinita”, salientou. Durante a apresentação, mostrou cenários e situações que envolvem as rotinas de trabalho, classificando a liderança com quatro pês: pessoas, processos, propósito e paixão. “E com tudo isso precisamos nos reinventar. Ter coragem para liderar e fazer o que é certo”.
A programação foi encerrada com a mistura de música e técnicas de vendas. O administrador de empresas Hélio Azevedo. “Competência e capacidade são diferentes. Capacidade é limítrofe, competência você desenvolve quantas precisar”, assegurou. O palestrante destacou que não basta o melhor produto, mas não saber como vendê-lo. “Pense num vendedor top: escuta mais do que fala, faz perguntas inteligentes, sabe exatamente onde está no processo e adapta-se rapidamente”. A próxima edição da Convenção CDL Lajeado será no dia 25 de junho de 2026.
Público de 800 pessoas participou do evento
Público de 800 pessoas participou do evento
Plateia veio de 32 cidades do Estado
Presidente Giselda Hahn e lideranças presentes na abertura
Augusto Rocha abordou estratégias dos clientes
Liderança e paradigmas foram tema de Soraia Schutel
Carlos Busch tratou de vendas e diferenciação
Helena Brochado falou de equipes e liderança
Música e técnicas de vendas foram o destaque de Hélio Azevedo
Coordenadora do evento, Aline Giovanella, valorizou o público presente
Parte da diretoria e lideranças da organização do evento
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