04ABR

Pesquisa apresenta comportamento e hábitos de consumo dos gaúchos

Em evento realizado nesta terça-feira (3), o Grupo RBS apresentou para empresários e lideranças o estudo “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?”. O evento ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), que junto com a CDL Lajeado e o Sindilojas Vale do Taquari foram parceiros da programação.

Responsável por explanar a pesquisa, o diretor-executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite, afirmou que há cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Desses, 73% valorizam as tradições, ainda que apenas 49% participe. Ao contrário do senso-comum, a pesquisa revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda. O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado. Além de informar as conclusões estaduais, Leite citou resultados específicos do Vale do Taquari – que integra a Centro Oriental – destacando curiosidades como Lajeado ser a cidade gaúcha onde há o maior número de pessoas que querem empreender. O levantamento expressa de forma geral o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Rio Grande do Sul.

O evento teve ainda a participação do CEO de Mídias da RBS, Claudio Toigo Filho, o qual apresentou à plateia o novo posicionamento do Grupo RBS a partir do tema “Pessoas e Estratégias: o equilíbrio necessário para a transformação”.

Mais notícias