Reconhecido como o maior evento de varejo do mundo, a NRF teve sua primeira edição na Europa em setembro deste ano e foi o tema do Happy Hour do Empresário promovido pela CDL Lajeado na noite desta terça-feira (28). Sob o título “Do insight à ação: o que a NRF Paris ensina sobre o varejo do amanhã”, a psicóloga, especialista em cultura organizacional, gestão, liderança e times, Sílvia Marta de Vargas, apresentou o que viu de mais significativo e os principais diferenciais do evento na capital francesa.
Ao comentar que a edição de Paris ocorreu em uma proporção bem menor do que a de Nova Iorque, Síliva considerou que foi uma NRF mais personalizada e mais pé no chão, a qual trouxe conteúdos e exemplos realmente aplicáveis em qualquer tipo de empreendimento. Segundo ela, um dos maiores aprendizados foi que o negócio pode mudar, mas as pessoas sempre vão ser o centro dele. “Ficou muito evidente a importância de cada vez mais trabalhar e desenvolver as pessoas e que vamos precisar estar muito acostumados com o que a inteligência artificial vai proporcionar em termos de facilidade”, apontou.
Trazendo números do cenário da França, onde são contabilizados 500 milhões de consumidores atendidos, 6 milhões de empregos diretos e mais de 5 milhões de empresas ativas no varejo, a especialista relatou que os principais desafios que a Europa enfrenta hoje envolvem sustentabilidade, digitalização e capacitação e desenvolvimento de pessoas. Daí a importância de se conectar com o cliente e de se tornar a sua prioridade perante outras marcas. “Tem espaço para todo mundo, desde que a gente consigo criar aquilo que é nossa essência, porque isso é uma coisa que não se copia”, ponderou.
Sílvia ainda comentou alguns cases de empresas que se apresentaram no evento, como Carrefour, Sephora, Renner e Morrisons Magic, citando como elas atuam em questões como cultura, tecnologia, atendimento, gestão de pessoas, uso de dados, finanças e diferenciais competitivos
Insights
Entre os insights percebidos, Sílvia ressaltou que o mercado está diversificado e competitivo, os consumidores mais exigentes e abertos a novas tecnologias, e que há uma grande busca por sustentabilidade e digitalização. Indicando como uma percepção valiosa, ela revelou que o mantra da feira foi “Retail Together”, ou seja, que o varejo vai ser feito em conjunto. “Aquela coisa de ficar navegando sozinho não existe mais. Vamos encontrar parcerias, fazer trocas, compartilhar. É isso que vai fazer cada vez mais termos braços para encarar os desafios que estão aí”, declarou.
Ela ainda mencionou como pilares mais relevantes a autoralidade do negócio, o savoir faire” (saber fazer), o sentimento de pertencimento, a cultura e o propósito com autenticidade e, principalmente, a capacidade de gerar experiências significativas para os clientes. “Resumindo: o futuro será guiado por três pilares: tecnologia, sustentabilidade e experiência humana”, afirmou.
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