Entidades empresariais de Lajeado encaminharam, nesta semana, ofício ao presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Anderson Trautman Cardoso. O documento pede a Trautman, negociação junto ao governo estadual para viabilizar a retirada das restrições de abertura de comércio e serviços nos dias 02 e 03 de abril (sexta-feira santa e o sábado que antecede a Páscoa) e também 08 de maio (véspera do Dia das Mães).
De acordo com as entidades, as restrições impostas aos setores produtivos, em especial ao comércio e serviços, vêm prejudicando a situação financeira das empresas, obrigando muitas a demitirem funcionários e, até mesmo, fecharem as portas.
Segundo o documento, com a autorização para abertura dos estabelecimentos neste período de proximidade da Páscoa, “há esperança de recuperação mínima das perdas que foram acumuladas no mês de março e durante todo o ano de 2020.”
Prejuízos
As lideranças argumentam no ofício que o faturamento do comércio considerado “não essencial” foi quase inexistente durante este mês de março. E já vinha amargando perdas próximas a 30% no faturamento deste o ano passado.
Citam que, segundo pesquisa realizada pela CDL Passo Fundo, 17% das empresas irá reduzir sua força de trabalho em 30% ou mais, e 22% irão reduzir entre 10 e 30% o número de empregados. E adiantam que a realidade é exatamente a mesma no Vale do Taquari.
Menor circulação
As entidades pontuam que, mantendo o comércio aberto nos dias 02 e 03 de abril, haverá menor circulação de pessoas viajando, evitando as aglomerações que foram registradas nos últimos feriados prolongados de Natal, Ano Novo e Carnaval.
Dia das Mães
O ofício também solicita que a mesma negociação seja feita para manter o comércio e serviços abertos no período que antecede o Dia das Mães, visto ser a segunda data comemorativa mais importante para o varejo e serviços.
O ofício finaliza enfatizando que todos os setores produtivos, e particularmente os de comércio e serviços, cumprem rigorosamente as regras dos protocolos sanitários estabelecidos.
Assinam o documento o vice-presidente regional da Federasul Vale do Taquari, Renato Lauri Scheffler, e os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Cristian Rota Bergesch; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, Aquiles Mallmann; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, e Sindilojas Vale do Taquari, Francisco Carlos Weimer dos Santos.
Fonte: AI Acil
Entidades empresariais de Lajeado encaminharam, nesta semana, ofício ao presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (...
> Leia maisA CDL Lajeado tem intensificado a busca por alternativas que reduzam os impactos da pandemia aos estabelecimentos e aproveita a proximidade da Pás...
> Leia maisO Governo do Estado do Rio Grande do Sul comunicou hoje (08) mudanças nos vencimentos de impostos para as empresas afetadas pelas restrições das...
> Leia maisEmpresários ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Sindilojas Vale do Taquari, Associação Comercial e Industrial de Lajeado...
> Leia maisDiante da confirmação da continuidade da bandeira preta na próxima semana em todo o Estado, as entidades empresariais Acil, CDL Lajeado e Sindil...
> Leia maisCom lojas fechadas e sem faturamento, as empresas do comércio não essencial fazem pressão sobre as entidades representativas. Nesta quarta-feira...
> Leia mais