25JAN

Destaques do Rio Innovation Week

Preparamos um material sobre o Rio Innovation Week, a partir da percepção de quem participou do evento. A programação realizada no Rio de Janeiro ocorreu entre os dias 13 e 16 de janeiro e a CDL Lajeado marcou presença através do presidente Aquiles Mallmann, que junto com a esposa e também empresária Graziela Spohr nos abastecem com dicas valiosas voltadas para o varejo. As referências são baseadas nas palestras de Ladmir Carvalho, CEO e Cofundador da Alterdata, e Claudia Wilson, da BeezStudio. Em foco, a criação de ambientes inovadores e o novo normal no mundo do trabalho.

Tudo está mudando e você está mudando a estratégia da sua empresa? Em 1920, as pessoas se informavam pelos jornais; em 2022 através dos smartphones. Nas avenidas mais famosas do mundo circulavam carroças, hoje automóveis. São exemplos da transformação, sendo que se manteve a cultura, mas com grandes inovações. Sendo assim, temos que adaptar a nossa cultura para a inovação, para assim ter resultados positivos.

Não consigo correr mais que o Leão que está com fome, mas para sobreviver tenho que correr mais que o outro.  Não preciso ser o melhor do mundo naquilo que faço, mas o melhor no contexto que estou inserido. E para inovar o líder necessita entender as gerações, pois cada uma tem um propósito.

A primeira regra da inovação é entender que ela vem da criatividade humana. Por isso o líder tem que criar um ambiente inovador, leve e descontraído, mas com objetivos fortes através de metas mensuráveis. A empresa precisa ser + comunicativa + colaborativa + participativa e ter motivação contínua e novas estratégias.

Os dois anos da pandemia geraram um cenário de muitas mudanças. O contexto gerou novas situações e por conta disso saímos da racionalidade, pois estávamos nos tornando máquinas. Jamais tínhamos tempo para refletir sobre isso, estávamos anestesiados. Começamos a pensar diferente, perceber o valor, a importância e o sentido.

Entre as mudanças percebidas nos trabalhadores é que estão com menos receio de pedir demissão. Vemos um momento único em toda a história: profissionais repensando não apenas COMO eles trabalham, mas POR QUE. Estão priorizando FLEXIBILIDADE e SATISTAÇÃO como jamais aconteceu. As pessoas estão mesmo dispostas a realizarem mudanças significativas em suas vidas e a aprenderem as habilidades que forem necessárias para fazer isso acontecer.

As organizações estão menos hierarquizadas, mais orgânicas e autogeridas. É mais positivo “viver o fluxo”, implementar sistemas que trazem felicidade ao trabalhador e oferecer a experiência de trabalho em plenitude, sem ser árdua.