14SET
2022

Curso na CDL Lajeado aborda motivação e resiliência no atendimento

Com temas como aprimoramento constante, comunicação, postura, situações inesperadas, organização pessoal e ciclo de vendas, a CDL Lajeado realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, o curso “Motivação e resiliência: sua equipe engajada para o atendimento”. Ministrada pela treinadora de equipes comerciais, especialista em Marketing e Gestão Empreendedora de Negócios, Luciana Carvalho, a atividade aliou teoria e prática para ressaltar a importância de um profissional preparado para o desempenho de suas funções, com dicas sobre atendimento, comportamento e posicionamento frente aos obstáculos do dia a dia.

Por meio de uma dinâmica de apresentação entre os 35 participantes, Luciana exemplificou a chegada de um cliente na loja que, mesmo sendo desconhecido, oferece ao vendedor a oportunidade, muitas vezes única, de conquistá-lo. Daí a necessidade de motivação e preparação o tempo todo. Segundo ela, nunca se sabe tudo sobre alguém ou um produto e o aprendizado deve ser diário, seja com o auxílio de outra pessoa ou por meio de pesquisas próprias.

Conforme Luciana, a preparação está diretamente ligada à postura profissional, a qual não é intrínseca do ser humano, mas construída lentamente a partir de vivências pessoais: “A postura vai muito além das nossas habilidades técnicas. Ela vem, inclusive, dos nossos valores, da nossa casa, daquilo que aprendemos com a família e na escola”. Sobre qual postura é a ideal, a treinadora apontou: “Aquela que passa confiança”.

Luciana também destacou que a primeira impressão é decisiva e que, no primeiro contato, 93% da comunicação é linguagem corporal e somente 7% conteúdo. Dentro dessa linguagem, 55% são gestos e expressões faciais e 38% o tom de voz. Também é preciso observar a postura e o comportamento do outro, para abordá-lo da melhor forma possível e garantir que ele se sinta bem recebido. “Lembre-se: olhe nos olhos de seu cliente, sorria, mantenha o entusiasmo. Ouça com atenção. Assim você terá maior capacidade de absorção e parecerá mais comunicativo”, sugeriu.

Os participantes ainda receberam dicas sobre atendimento por whatsapp, especialmente sobre a escrita e a diferença entre simpatia e intimidade. Também foram abordados o ciclo de vendas, desde a abordagem até o fechamento, e a motivação para fazer a diferença na vida das pessoas.

Mais notícias

1 2