Lidar com clientes inadimplentes faz parte do dia a dia de muitas empresas. Porém, diversos lojistas têm dificuldades com esse processo, deixando as finanças desorganizadas ou cobrando de maneiras pouco efetivas. Para melhorar essa situação, existe uma tática chamada régua de cobrança! Descubra o que é e como ela pode te ajudar. Boa leitura!
É uma técnica utilizada para reduzir as inadimplências e otimizar a gestão financeira. Consiste em um mapeamento de dados e ações para realizar a cobrança da maneira mais eficaz possível. Sua principal característica é a comunicação objetiva, porém não abusiva, mantendo um contato frequente com o cliente inadimplente de forma que ele sempre esteja ciente de sua situação em relação à empresa.
Pode-se usar meios como telefone, e-mail e mensagens de WhatsApp, por exemplo, não apenas para cobrar consumidores inadimplentes, mas também para lembrar a todos dos prazos de vencimento.
Acompanhar o resultado das ações realizadas é fundamental para evitar cobrança excessiva, pois, além de não ser positivo para a marca, gera desconforto, reclamações e até denúncias em órgãos públicos. Também é importante oferecer com agilidade a segunda via de faturas e estar à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Geralmente, as empresas se preocupam com diversos processos e burocracias e acabam deixando a inadimplência de lado, implicando no aumento do risco, afetando o provisionamento para prejuízo e aumentando o custo das operações de crédito.
Atuando de forma estratégica e constante, certamente será visível a redução de clientes que deixam de pagar, aumentando a recuperabilidade da carteira de inadimplentes. Além disso, já que nem sempre as cobranças são bem recebidas pelos clientes, tornar essa comunicação mais séria e profissional é sempre bem-vindo, algo que também ocorre ao esquematizar esse procedimento.
Pense em uma estratégia de datas, conforme o rankeamento de crédito de cada consumidor. Uma técnica que pode ser utilizada é mandar um aviso alguns dias antes do vencimento para clientes que geralmente atrasam, assim, eles não esquecem do prazo e têm tempo para se organizar e efetuar o pagamento.
Você pode, por exemplo, enviar mensagens no dia do vencimento, entrar em contato por telefone após cinco ou 10 dias, entre outras táticas. O importante é que seu planejamento de régua de cobrança não exceda 30 dias, buscando conseguir o pagamento antes dessa data, para evitar que parcelas não pagas se acumulem. Isso diminui ainda mais as chances do cliente regularizar suas dívidas. Também é interessante planejar técnicas diferentes para cada perfil de consumidor.
Organizar e analisar sua carteira de clientes traz inúmeros benefícios para seu negócio, incluindo a diminuição dos riscos de inadimplência. A CDL Lajeado oferece diversas ferramentas para te ajudar a organizar sua gestão de clientes, incluindo a solução de Recuperação de Crédito. Manter uma equipe qualificada em cobrança é difícil, mas, é possível ter tudo isso com ótimas práticas e uma boa política de crédito. Estamos à sua disposição.
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