22SET
2021

CDL Lajeado News: Por que o WhatsApp Business é bom para o meu negócio?

O WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para ser utilizada por empresas. Trata-se de uma alternativa gratuita que possibilita a interação com clientes através de uma conta comercial do WhatsApp e que, segundo o especialista em Marketing Digital, Marlon Bitencourt, do Instituto Bitencourt, é um dos complementos mais importantes das redes sociais quando o objetivo é vender. De acordo com ele, é a ferramenta que mais faz a conversão, alcançando uma taxa de 80%.

Porque usar o WhatsApp Business

Para destacar a relevância do WhatsApp, Bitencourt cita o ranking da ESPM, que lista os nove apps mais populares no país durante a pandemia e que traz a ferramenta de troca de mensagem em primeiro lugar, apontada por 97% dos entrevistados. A versão pessoal tem sido amplamente utilizada para fazer vendas e desenvolver relacionamento com os clientes, mas não é a ideal quando se trata de fazer negócios, isso porque o atendimento digital precisa ser personalizado e profissional para que de fato se converta em resultados. Daí a necessidade de adotar a versão comercial.

Principais vantagens do WhatsApp Business:

* Perfil comercial – ao criar um perfil da empresa, é possível incluir informações como site, endereço, redes sociais e mapas.

* Tempo real – a interação com os clientes acontece instantaneamente e em tempo real. Sem esperas, sem atrasos.

* Catálogo de produtos – no WhatsApp Business é possível criar um catálogo com descrição de produtos, link para o site da empresa e pagamento, sem necessidade de enviar muitas fotos e mensagens para detalhar essas informações.

* Respostas automáticas – na ferramenta há a possibilidade de respostas personalizadas e automáticas para ausência, boas-vindas e retorno de contato.

* Escalabilidade – com o surgimento de tecnologias como chatbots, as empresas podem automatizar e escalar conversas com seus clientes, atingindo níveis sem precedentes.

* Personalizado – o WhatsApp Business permite coletar grande quantidade de dados, contextualizar conversas e oferecer experiências pessoais únicas; além de criar vínculos de confiança com seus compradores e experiências de consumo muito positivas.

* Feedback – cada conversa com um cliente traz contribuições fundamentais que ajudam as empresas a melhorar seus processos de comunicação e seus serviços.

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