Pode até parecer, mas estão muito enganados aqueles que acham que o Visual Merchandising é algo complicado. Saiba que ele é um conjunto de técnicas que transforma a experiência do cliente e traz vendas.
Com as dicas de Luiza Issler, da Vitrine Perfeita, vamos falar da importância em usar o Visual Merchandising de forma estratégica na sua loja para criar uma conexão entre o cliente e a loja, gerando vendas!
IMPORTANTE! Nesse momento você precisa usar a imaginação, como se fosse o seu cliente pensando nas experiências que propõe, pelos ambientes da loja e percebendo como funciona toda a jornada do consumidor.
O Visual Merchandising envolve técnicas que fazem com que o tempo de permanência do cliente seja maior dentro da loja. Isso acontece porque o cliente se sente confortável e identificado com aquele espaço e, por consequência, tem mais tempo de interagir e desejar os produtos vendidos naquele local.
Tudo o que dono da loja precisa, não é mesmo?
OS 5 SENTIDOS E A CONEXÃO ENTRE CLIENTE E MARCA
Pensar na experiência do cliente a partir dos 5 sentidos faz com que você acesse o lado emocional, que é quem toma a decisão de compra, de diferentes formas. Inclusive, gosto de dizer que os sentidos funcionam como 5 portas de acesso ao cliente. E de que forma você pode usar cada um dos sentidos? Pense comigo:
* VISÃO: Uma vitrine que conte uma história, exponha os produtos de forma criativa e valorize as cores;
* TATO: Ao entrar na loja tem-se contato com o produto, o cliente sente prazer e tem suas expectativas correspondidas;
* AUDITIVA: A música envolve o cliente e permite que a identificação seja fácil, por despertar a sua memória;
* OLFATIVA: Através de um cheiro, você pode fazer a pessoa lembrar da sua própria loja ou marca (há lojas que vendem sua própria fragrância!).
* PALADAR: quando é possível oferecer um café/água (e demais possibilidades) ou algo para comer ao cliente.
Ao fazer uso dos 5 sentidos, você toca o coração das pessoas e isso faz com que a loja se torne uma lembrança positiva para elas. Ou seja, a loja passa de um ponto de venda (PDV) para um ponto de experiência (PDX).
NUNCA ESQUEÇA! A experiência do cliente é o maior diferencial que as lojas físicas possuem em relação às lojas online. As pessoas precisam desejar estar na sua loja e isso é o que transforma a sua loja em um ponto de encontro e não apenas um ponto de venda.
MAS E AGORA? COMO PERCEBER SE MINHA LOJA TEM OU NÃO VISUAL MERCHANDISING?
Para responder esta perguntinha mágica, a sugestão é a seguinte: observe sua loja com olhar de quem entra nela pela primeira vez. Não tenha medo, caso você perceba que possui algumas coisinhas para alterar, isso é absolutamente normal! Isso porque a loja está em constante mudança e precisa sempre de uma atenção especial!
Tenha em mente que existe um roteiro que seu cliente segue, mesmo sem perceber, desde o momento em que ele vê a necessidade de compra, pesquisa sobre o que precisa comprar, faz a escolha do local, faz a compra e, por fim, faz a avaliação pós-venda.
Já pensou quantos fatores influenciam o cliente neste momento, que vão além da sua loja? Comece analisando os aspectos físicos:
* Fachada
* Vitrine
No interior da loja, olhe também para a parte física:
* Displays e mobiliários
* Exposição de produtos
* Corredores
* Iluminação
* Sonorização
* Provadores
* Comunicação visual
Existem outros aspectos que não são físicos, mas que influenciam igualmente no processo de compra:
* Tempo de espera
* Atendimento
* Formas de pagamento
* Pós –venda
Passando por toda a jornada do consumidor, você terá uma noção de como você está utilizando as técnicas de Visual Merchandising dentro da loja e influenciando (ou não) na compra do cliente.
É possível já criar uma estratégia de como melhorar cada aspecto, fazendo com que as técnicas de Visual Merchandising deem resultado (VENDAS!).
———
Fonte: https://vitrineperfeita.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/vitrineperfeita
Serão conhecidos nesta sexta-feira (06) os ganhadores dos dois vouchers para uma refeição (café, almoço, jantar – a escolher) em famíli...
> Leia maisNa casa dos 24% desde o início de abril, a inadimplência no comércio de Lajeado tem oscilado pouco nos últimos meses e nesta segunda-feira (02)...
> Leia mais