Neste ano, a Black Friday será em 26 de novembro. O dia está perto, e muitas promoções já estão no ar. Para quem acha que perdeu o bonde e que não dá mais tempo de começar uma campanha, segue o alento: ainda é possível se preparar e ganhar dinheiro na data. Além do aumento de vendas, a Black Friday é uma oportunidade para atrair clientes que nunca compraram da sua marca e que podem ver o desconto como uma chance de conhecer o negócio.
O consumidor espera descontos expressivos, então, o recomendado é que o empreendedor invista em bons percentuais de abatimento no preço ou em condições atrativas de pagamento. É possível e é recomendado usar
Em um cenário de alta generalizada nos preços, os descontos precisam ser muito bem calculados. O empreendedor precisa ter na ponta do lápis quais são os custos fixos mínimos de cada produto ou serviço oferecido. Dessa forma, pode olhar estrategicamente para o seu estoque e avaliar algumas variáveis, como: quais produtos têm melhor margem, quais têm maior capacidade de atrair novos clientes e quais o empreendedor têm à pronta entrega. O cliente certamente já acompanha o preço do produto que pretende comprar, logo, não é uma boa ideia tentar maquiar descontos.
No mundo digital, divulgue suas promoções ou condições especiais em um banner em seu site, nas ferramentas das redes sociais, como Story e Reels no Instagram ou TikTok, além de usar os recursos do WhatsApp Business e as lives. Já no offline, invista em comunicação na loja, com adesivos e cartazes nas vitrines, paredes e nos caixas. Instrua os vendedores a anunciarem as promoções, tanto publicamente quanto no momento da venda. Opte também por canais regionais de divulgação e faça parceria com outros comércios locais ou influenciadores da região.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios